top of page
VITAMINA C É EVITA GRIPE E RESFRIADO ?
Vitamina C
O ácido ascórbico ou vitamina C é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reacções bioquímicas nas células.
Cientistas da conceituada Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, divulgaram uma revisão de 29 estudos que avaliaram a pressão dos voluntários e também o consumo de vitamina C (ácido ascórbico). Eles perceberam, ao final da análise, que a ingestão média de 500 miligramas da substância estava associada a uma queda significativa na pressão arterial dos participantes.
 
Entretanto, pessoas que já apostavam em suplementação antes da pesquisa e, por isso, tinham muito da vitamina percorrendo o corpo, não obtiveram benefícios com doses extras. Na prática, isso sugere que quantidades mais modestas, como 200 miligramas, já seriam capazes de fazer a pressão cair — desde que consumidas regularmente.
Você sabe qual é a recomendação
diária de Vitamina C?

Sempre se acreditou, pelos médicos e nutricionistas, que a quantidade recomendada de vitamina C para o organismo seria em torno de 75 a 90 mg da vitamina por dia. Mas novas pesquisas apontam que a quantidade ideal para ser consumida é muito maior: 200 mg.

Há duas principais hipóteses para justificar o efeito. "A vitamina C parece ter ação diurética", relata o estudioso. Assim, ajudaria o organismo a expulsar o sódio, composto sabidamente responsável por levar a pressão às alturas. A segunda teoria é que a substância dá uma força na dilatação das artérias. Ambos os mecanismos têm impacto direto no aperto que prejudica os vasos e deixa o coração e o cérebro em perigo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

Importância e Função da vitamina C

A vitamina C tem função antioxidante potente, a qual age diminuindo o estresse oxidativo. A vitamina C também tem importância como um cofator de enzima para a biossíntese de vários bioquímicos importantes.

 

Falta e Deficiência de Vitamina C

O escorbuto é resultante da falta de vitamina C. Sem a vitamina C, o colágeno sintetizado é muito instável para desempenhar sua função. Escorbuto ocasiona a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das membranas mucosas. As feridas são mais abundantes nas coxas e pernas. No estágio avançado do escorbuto há feridas supuradas abertas, perda dos dentes, e eventualmente morte.

 

Vitamina C nos Alimentos

 

Quantidade em mg          Alimento

 

42 mg de vitamina C1      copo de suco natural de uva

 

63 mg de vitamina C        4 unidades de morango

 

27 mg de vitamina C1      fatia de abacaxi

 

67 mg de vitamina C1      prato de couve refogada

 

21 mg de vitamina C1      banana

 

146 mg de vitamina C1    copo de suco de laranja

 

46 mg de vitamina C2      batatas-baroas cozidas

 

200 mg de vitamina C2    cajus

 

84 mg de vitamina C1     manga

 

67 mg de vitamina C1     goiaba

 

28 mg de vitamina C1     kiwi

 

 

Mito ou verdade?

 

Vitamina C é bom para evitar gripes e resfriados?

 

Verdade: A vitamina C  tem como principal função fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções, gripes e resfriados; e favorecendo a absorção do ferro, ajudando a evitar anemia.

 

A vitamina C afasta problemas no trato respiratório. Isso porque estimula a formação de macrófagos, células que englobam e depois eliminam as bactérias do mal. Só que não adianta investir no nutriente com o quadro já instalado. Para deixar o sistema imune tinindo, o correto é consumir as fontes da vitamina regularmente.

 

Ás vezes, surgem pesquisas dizendo o contrário (que a vitamina C não evita resfriados). Mesmo frente a essas pesquisas controversas, ainda que a vitamina C não previna diretamente resfriados, podemos dizer que ajuda indiretamente, já que o sistema imunológico fica mais resistente.

 

É necessário fazer suplemento de vitamina C?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A quantidade de vitamina C necessária para ter todos esses benefícios é facilmente atingida ao se alimentar bem, ingerindo hortaliças e frutas. Já que o organismo tem um limite de absorção do nutriente. Daí a explicação porque não adianta exagerar na dose e tomar de uma só vez suplementos que contêm 1 ou 2 gramas de vitamina C.

 

Porém, há situações em que, junto com uma alimentação rica em hortaliças, a suplementação é indicada, como no caso de atletas, praticantes de atividades físicas intensas, doentes crônicos, pessoas que têm gripes e resfriados recorrentes ou para aqueles que fumam, bebem demais, se alimentam mal ou vivem em locais muito poluídos.

 

O uso de altas doses de vitamina C para prevenir ou melhorar os sintomas do resfriado comum não tem base científica. Vários trabalhos em que se comparou gente com resfriado comum tomando vitamina C contra aquelas que não tomaram nada mostraram equivalência: uma coisa é exatamente igual à outra.

No entanto, no imaginário popular, auxiliado por propagandas eticamente muito discutíveis, para não dizer outra coisa, persiste a noção de que vitamina C é algo útil. Não é e não é isenta de efeitos colaterais em megadoses, como calculose renal. A noção de que altas doses de vitaminas fazem milagres vale para todas as vitaminas, não só para vitamina C.

Nos Estados Unidos é um alto negócio o comércio de suplementos nutricionais, que prometem maravilhas para quem tomar doses supra-fisiológicas de minerais e vitaminas. Este comércio se aproveita de uma lei dos pais da pátria locais – neste aspecto semelhantes aos nossos – que retiraram da FDA a supervisão deste tipo de produto. Mas, há um movimento importante nos próprios EUA, da parte de protetores de consumidores e de profissionais de saúde para que estas coisas, como todas as outras que envolvem medicação para saúde, voltem à agência reguladora.

Nesta, o fabricante deve demonstrar eficiência e segurança do seu produto, senão ele não é licenciado.

 

 
 
LIMÃO
vitaminac

 

 

HOME       BELEZA        SAÚDE        FITNESS        NUTRIÇÃO        CONTATO

 

 

Alguns direitos reservados. A reprodução das informações desse site é permitida somente sob certas condições.

As informações contidas neste site são para simples referência. Lembre-se, nada substitui a palavra do seu médico.

 

Contato | Privacidade | Mapa do Site | Topo da Página

 
Nós do site CORPOPERFEITO, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!
bottom of page