top of page
OS BENEFÍCIOS DE UMA AULA DE ZUMBA FITNESS
A aula de zumba, que mistura ginástica e dança latina, emagrece e tonifica os músculos, sendo indicada para todas as idades. Numa aula de zumba fitness pode-se queimar cerca de 800 calorias e, por isso, é possível emagrecer rápido.
 
Não aguenta mais os equipamentos da academia e quer investir em uma atividade mais divertida? Experimente fazer algumas aulas de Zumba. O exercício mistura movimentos aeróbicos já conhecidos de quem faz atividade física com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue. "Os treinos são intervalados e de total resistência, para maximizar a queima de calorias, beneficiar o condicionamento cardiovascular e promover a tonificação corporal por completo", explica a professora Márcia Araújo Motta, da Cia Athletica de Brasília. Além disso, a Zumba é um prato cheio para quem procura emagrecer: cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias. Entenda mais sobre a Zumba e conheça seus benefícios: 
Esta aula pode ser realizada apenas 1 vez por semana ou todos os dias, dependendo do condicionamento físico do indivíduo, mas o recomendado é começar aos poucos e não fazer a aula se sentir dores musculares, que é para dar tempo do músculo se recuperar para que possa "crescer".
 
Geralmente, a aula começa com um aquecimento e depois os movimentos vão se tornando cada vez mais difíceis para promover um bom condicionamento cardiovascular nos participantes.

Os músculos são trabalhados como um todo, pois numa única aula são estimulados os músculos dos braços, abdômen, costas, glúteos e pernas. Além disso, a aula de zumba melhora a percepção do espaço à sua volta, equilíbrio e a coordenação dos movimentos, e como as aulas são sempre realizadas em grupo, há também uma melhor interação social.

A zumba é indicada até mesmo para quem não sabe dançar, pois as coreografias são simples tornando a aula muito divertida, o que favorece também o bem-estar físico e emocional devido às endorfinas liberadas na corrente sanguínea.

 

 

Não precisa de equipamentos

De acordo com a especialista em Zumba Caroline Desena Pereira Pascarelli, dona da academia Contours São Judas, a aula de Zumba não necessita de qualquer equipamento para ser feita. "Começamos com um aquecimento e depois intercalamos exercícios aeróbicos - para o condicionamento cardiovascular -, e movimentos de dança que trabalham músculos de forma localizada", explica. Mesmo sem aparelhos, a atividade é muito intensa e capaz de queimar muitas calorias. 

 

 

As coreografias são simples

Algumas pessoas podem desistir de ingressar nas aulas de dança por serem iniciantes ou por julgarem ter um condicionamento físico pouco adequado. Mas essa desculpa não cola no caso da Zumba, que pode ser feita por iniciantes ou experientes na área. "O intuito é criar um sistema de ginástica dinâmico, excitante, divertido e eficaz, e não uma aula de dança comum", diz a professora Márcia Araújo Motta, da Cia Athletica de Brasília. O especialista educacional em Zumba Raphael Rosa, do Rio de Janeiro, afirma que qualquer pessoa, em qualquer nível de condicionamento, pode fazer as aulas e elevar o nível de atividade conforme for praticando. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os resultados são rápidos

Não aguenta mais os equipamentos da academia e quer investir em uma atividade mais divertida? Experimente fazer algumas aulas de Zumba. O exercício mistura movimentos aeróbicos já conhecidos de quem faz atividade física com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue. "Os treinos são intervalados e de total resistência, para maximizar a queima de calorias, beneficiar o condicionamento cardiovascular e promover a tonificação corporal por completo", explica a professora Márcia Araújo Motta, da Cia Athletica de Brasília. Além disso, a Zumba é um prato cheio para quem procura emagrecer: cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias. Entenda mais sobre a Zumba e conheça seus benefícios: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Em torno de três meses é possível perceber resultados visíveis, já que a queima calórica de uma aula pode chegar a 1.000 calorias", diz Raphael Rosa. Entretanto, a professora Márcia faz uma ressalva, dizendo que os resultados podem demorar mais ou menos dependendo do nível de intensidade com o qual o aluno faz as aulas e do preparo físico de cada um. "Mas assim que as mudanças começam a acontecer, o aluno se sente mais motivado e empenhado nas aulas", completa Márcia. 

 

 

Fortalece as pernas e o bumbum

O corpo é trabalhado como um todo na Zumba, porém os músculos dos membros inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha) são os que participam mais ativamente, ajudando a fortalecer principalmente pernas e bumbum. "Os músculos do centro do corpo, conhecido como CORE (abdômen, lombar, oblíquos, paravertebrais e membros superiores) também são muito trabalhados", diz a professora Márcia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixa a autoestima lá em cima

"Nós trabalhamos com energia positiva e diversão, não importa se você errar os passos ou não aprender de primeira, o importante é interagir e não deixar de tentar, promovendo um alto nível de disposição", diz a professora Caroline. Os professores afirmam que é muito comum os primeiros alunos sentirem vergonha no início, por timidez ou medo de errar. "Mas conforme as aulas vão acontecendo, as pessoas se soltam e perdem a preocupação com o outro", completa o especialista Raphael.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalha a sensualidade

"A princípio as pessoas procuram a aula porque querem emagrecer, mas são envolvidas pelos ritmos latinos, que falam muito sobre o amor e a paixão, criando uma atmosfera mais sensual", diz a professora Caroline. Na Zumba são feitas coreografias de salsa, merengue, cumbia e reggaeton. "Os movimentos latinos combinados com a dança elevam a autoestima e ajudam a despertar esse lado mais sensual no aluno."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Melhora a agilidade e equilíbrio

Além da condição cardiorrespiratória, a Zumba também trabalha a percepção espacial e a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhorando o equilíbrio. "A mistura de movimentos em velocidades diferentes são as maiores responsáveis por esse ganho de agilidade e propriocepção", diz Raphael Rosa. A combinação de movimentos de um lado e do outro, com uma perna só, girando e outros passos muito precisos são determinantes para o equilíbrio, completa a professora Caroline.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É um momento de fazer amigos

As coreografias são demonstradas pelos instrutores e feitas em grupo, todos participam, se integram e ajudam uns aos outros. "Além das coreografias individuais, podemos fazer danças em círculos, linhas e batalhas - estratégia na qual dividimos a sala em duas, colocando um grupo de frente ao outro, permitindo a troca de lugares e maior interação entre as pessoas", diz o especialista Raphael. "Mesmo nas coreografias individuais, a Zumba não deixa de ser compartilhada, com todos interagindo e se divertindo", diz Márcia Araújo.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

zumba
aula de zumba
dança zumba
zumba aula
auto-estima
sensual zumba
agilidade zumba
fazer amigos

 

 

HOME       BELEZA        SAÚDE        FITNESS        NUTRIÇÃO        CONTATO

 

 

Alguns direitos reservados. A reprodução das informações desse site é permitida somente sob certas condições.

As informações contidas neste site são para simples referência. Lembre-se, nada substitui a palavra do seu médico.

 

Contato | Privacidade | Mapa do Site | Topo da Página

 
Nós do site CORPOPERFEITO, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!
bottom of page