Corpo Perfeito

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HORTELÃ

Ajudar na má digestão e diminuir os enjoos são alguns dos benefícios do chá de hortelã, e este pode ser preparado usando duas espécies diferentes de hortelã, uma conhecida como hortelã comum ou Menta spicata e outra conhecida como hortelã-pimenta ou Menta piperita, que apresentam diferentes benefícios.
Enquanto a hortelã comum é geralmente utilizada para no tratamento de diversos problemas digestivos, como má digestão, náusea ou vômito, a hortelã-pimenta é conhecida por apresentar um cheiro e sabor refrescante e benefícios que ajudam a limpar os pulmões, sendo por isso ideal para usar em casos de gripe ou resfriado com tosse.
Conhecida por seu aroma único, a hortelã é uma das ervas mais usadas na culinária, acrescentando um toque de frescor único aos pratos. Sua característica verde e vibrante traz tabém um toque exótico bem interessante.
A hortelã é amplamente utilizada em diversos produtos, como: goma de mascar, anti-séptico bucal, creme dental e cosméticos. Várias bebidas, sorvetes, xaropes, doces, molhos e muito, muitos pratos usam a hortelã por causa do seu aroma. Mais importante, porém, são as muitas propriedades medicinais da hortelã, assim como as maravilhas que faz pelo sistema digestivo.
PROPRIEDADES DO HORTELÃ
A hortelã, em sua composição, é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio e nas vitaminas do complexo B e C. Sem mencionar que esta erva é antioxidante e auxilia na conservação do colágeno da pele e cabelo.
O mentol, substância também presente na hortelã, é conhecido no combate a bactérias e como calmante para dores musculares, além de ótimo anestésico.
BENEFÍCIOS DO HORTELÃ
-
Auxilia no tratamento de tosses e resfriados
-
Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias
-
Alívio de dores musculares
-
Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais e cólicas menstruais
-
Melhora o hálito
-
Alivia o estresse
-
Limpa o sangue e ajuda na liberação de toxinas. É diurético e útil para eliminar resíduos corporais.
-
Bom para a saúde bucal. É consumida para restringir o mau hálito. Combate bactérias e germes na boca. Também protege os dentes e gengivas
-
Ajuda no tratamento da tosse e dores de garganta
-
Ajuda na digestão de alimentos gordurosos
-
Acalma os enjoos
-
Diminui a produção de gases
-
Ajuda em casos de vesícula preguiçosa
FORMAS DE USAR A HORTELÃ
A hortelã in natura pode ser usada na culinária como temperos, além também de ficar excelente para dar um toque especial no suco verde.
O chá de hortelã é a forma mais comum para utilização da planta, e este pode ser preparado usando apenas hortelã comum ou hortelã pimenta, ou usando uma mistura de diferentes plantas medicinais, com diferentes benefícios. A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleos essenciais para a pele.
HORTELÃ PARA A PELE
A hortelã é possui propriedades anti-inflamatórias e é anti-pruriginosas — pode ser aplicada diretamente sobre áreas para aliviar coceiras. Pode também ser usada como purificadora para remover a pele morta, podendo ajudar a trazer brilho para a pele.
A hortelã é uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele. A hortelã pode também ser aplicada como tratamento para acne e espinhas, devido ao seu efeito calmante e refrescante na pele.
ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ
Dentre os vários óleos essenciais, destaca-se também o óleo essencia de hortelã-pimenta. Ele é extraído de toda a planta acima do solo, pouco antes da floração, por meio de destilação a vapor a partir da planta fresca ou parcialmente seca.
Benefícios do Óleo Essencial de Hortelã
-
Propriedades medicinais: analgesia muscular, problemas respiratórios, dores musculares, dores de cabeça, queimadura solar, estimulante da circulação local, expectorante, vasoconstritor periferico,
-
Indicações cosméticas: acne, celulite, varizes, manchas de pele (manchas de sol ou foliculite), crescimento capilar, antisséptico para o couro cabeludo. O óleo essencial de hortelã tem a capacidade de bloquear e deteriorar androgênios e consegue neutralizar o DHT no couro cabeludo, melhorando assim problemas com calvície.
-
Aromaterapia emocional: fadiga mental, depressão, medo e falta de atenção.
RECEITA COM O CHÁ DE HORTELÃ
Os chás podem ser preparados usando os dois tipos de hortelã, de acordo com os benefícios pretendidos.
1. Chás de hortelã comum
Chá para a má digestão, náusea ou vômito:
O chá de folhas de folhas de hortelã pode ser usado para ajudar na digestão, para reduzir a náusea e o vômito e para acalmar o intestino.
-
Ingredientes: 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã.
-
Modo de preparo: numa xícara adicionar 2 a 3 colheres de hortelã e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar e deixar repousar durante 10 minutos.
-
Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições.
Chá para a febre:
O chá de folhas de hortelã, quando combinado com ulmária ou rainha-dos-prados e com laranja-amarga, origina uma mistura que pode ser usada no tratamento da febre, pois promove o aumento do suor.
-
Ingredientes para a mistura: 15 g de folhas de hortelã + 70 g de flores de tília + 10 g de rainha-dos-prados + 5 g de laranja amarga
-
Modo de preparo: numa xícara de chá adicionar 1 colher de sopa da mistura de plantas e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 10 minutos e coar.
Este chá deve ser bebido várias vezes por dia, e de preferência sempre antes de deitar para ajudar a suar.
Chá para o estômago:
O chá de folhas de hortelã comum, quando combinado com raiz de alcaçuz esmagada e flores de camomila, origina uma mistura que pode ser usada no tratamento de inflamações no estômago como gastrite, ou em casos de úlcera gástrica.
-
Ingredientes para a mistura: 1 colher de chá de folhas de hortelã frescas ou secas + 1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada + meia colher de chá de flores de camomila.
-
Modo de preparo: juntar as respectivas quantidades de cada planta numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 5 a 10 minutos e coar.
Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, para ajudar a acalmar o estômago. Veja mais sobre propriedades desta planta em Hortelã.
2. Chás de hortelã pimenta
Chá para dores menstruais, enjoos, digestão difícil e gases:
O chá de folhas secas de hortelã pimenta, pode ser usado no alivio das dores menstruais, enjoos, digestão difícil de alimentos gordurosos e para diminuir a produção de gases. Este chá pode ser prepara usando folhas secas, trituradas ou frescas de hortelã pimenta.
-
Ingredientes: 2 colheres de chá de folhas secas inteiras ou trituradas de hortelã pimenta ou 2 a 3 folhas frescas.
-
Modo de preparo: colocar as folhas de hortelã pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 7 minutos e coar.
Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.
Chá para dores de estômago e espasmos:
O chá de hortelã pimenta quando combinado com sementes secas de funcho ou erva-doce e folhas de melissa, pode ser usado para o alivio das dores de estômago e dos espasmos.
-
Ingredientes para a mistura: 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã pimenta + 2 colheres de chá de sementes de funcho ou erva-doce + 2 colheres de chá de folha de melissa.
-
Modo de preparo: colocar 1 colher de sopa da mistura anterior numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão a repousar durante 10 minutos e coar.
Este chá deve ser bebido bem quente, 2 a 3 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições. Veja mais sobre propriedades desta planta em Hortelã-pimenta.
HOME BELEZA SAÚDE FITNESS NUTRIÇÃO CONTATO
Alguns direitos reservados. A reprodução das informações desse site é permitida somente sob certas condições.
As informações contidas neste site são para simples referência. Lembre-se, nada substitui a palavra do seu médico.
Contato | Privacidade | Mapa do Site | Topo da Página
Nós do site CORPOPERFEITO, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!




