Corpo Perfeito

O QUE DEVO TOMAR PARA COMBATER A ANEMIA?

O problema é causado pela diminuição do número de glóbulos vermelhos. Descubra as formas de prevenção da doença.
Bateu um cansaço, uma sensação de fraqueza e um desânimo? Cuidado. Juntos, esses sintomas podem ser um sinal de anemia. O problema é causado pela diminuição do número de glóbulos vermelhos do sangue. Essas células contêm ferro e são responsáveis por levar oxigênio para todo o organismo. Há duas formas de anemia: aguda (perda súbita de sangue) e crônica (quando o problema existe há tempos, com perdas aos poucos) e somente o hemograma poderá mostrar a situação dos glóbulos vermelhos. Pessoas de todas as idades estão sujeitas à doença, mas na infância, durante a gravidez e nos mais velhos é preciso redobrar a atenção.
A anemia é uma doença onde o organismo não possui glóbulos vermelhos em quantidade suficiente para transportar o oxigênio até os tecidos. Esta condição pode causar fadiga, tontura e freqüentes dores de cabeça. Existem diferentes tipos de anemia, alguns mais graves do que os outros. A anemia por deficiência de ferro ocorre quando existe uma falta de ferro no sangue, tornando difícil o transporte de oxigênio através do corpo.
A anemia com células falciformes é uma doença hereditária que faz com que a forma das células vermelhas do sangue sejam irregulares, dificultando o fluxo de sangue e de oxigênio através do corpo. Talassemia é um outro tipo de anemia hereditária causada por insuficiência de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
A anemia aplástica ocorre quando o organismo pára de criar células do sangue suficientes para funcionar adequadamente. Os tratamentos podem variar, desde tomar um simples suplemento, a precisar de sessões de transfusão de sangue. Os médicos sabem a melhor forma de tratar a anemia, e seu médico irá recomendar o melhor tratamento para o seu tipo específico da doença.
Os principais suplementos de ferro para combater a anemia são o sulfato ferroso, o Noripurum, Hemo-Ferr e Neutrofer, que além de ferro podem conter ácido fólico e vitamina B12, que também ajudam no combate à anemia.
A suplementação de ferro varia de acordo com a idade e a gravidade da anemia, e deve ser feita de acordo com orientação médica. Normalmente o uso de suplementos de ferro provoca problemas como azia, náuseas e prisão de ventre, mas que podem ser amenizados com estratégias simples.
Tipos de suplementos de ferro
Os suplementos orais de ferro são comercializados em forma líquida, que normalmente é dada para crianças, ou em comprimidos. O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum e que costuma provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros tipos que podem ser tomados juntos com as refeições e que provocam menos efeitos adversos.
Apesar da suplementação de ferro ser bastante eficaz, em casos mais graves de anemia, pode ser necessário o internamento para que o paciente tome ferro pela veia ou receba transfusão sanguínea.
Como tomar os suplementos de ferro
A dose recomendada de suplementos de ferro e a duração do tratamento varia de acordo com a idade e a gravidade da anemia, mas normalmente o tratamento costuma durar cerca de 2 a 6 meses e a dosagem recomendada é:
-
Adultos: 120 mg de ferro;
-
Crianças: 3 a 5 mg de ferro/kg/dia, não podendo ultrapassar 60 mg/dia;
-
Bebês de 6 meses a 1 ano: 1 mg de ferro/kg/dia;
-
Gestantes: 30-60 mg de ferro + 400 mcg de ácido fólico;
-
Mulheres que amamentam: 40 mg de ferro.
O ideal é que o suplemento de ferro seja tomado junto com uma fruta cítrica, como laranja, abacaxi ou tangerina, para potencializar a absorção do ferro.
O tratamento da anemia deve seguir até que os exames sanguíneos estejam normais, sendo necessários pelo menos 3 meses até que os estoques de ferro do organismo sejam repostos. Assim, é recomendado que o paciente faça um novo exame de sangue após 3 meses do início do tratamento.
Efeitos colaterais dos suplementos de ferro
É comum o aparecimento de efeitos colaterais em pessoas que tomam suplementos de ferro, como:
-
Azia e queimação no estômago;
-
Náuseas e vômitos;
-
Gosto metálico na boca;
-
Sensação de estômago cheio;
-
Diarreia ou prisão de ventre.
As náuseas e desconforto gástrico são maiores de acordo com a dose do medicamento, e costumam ocorrer de 30 a 60 minutos depois da ingestão do suplemento, mas podem desaparecer após os 3 primeiros dias de tratamento.
Para diminuir a prisão de ventre causada pelo medicamento, deve-se aumentar o consumo de fibras presentes em frutas e verduras, fazer atividade física e, se possível, tomar o suplemento junto às refeições.
Alimentos ricos em Ferro
O consumo de alimentos ricos em ferro, como as carnes vermelhas ou o pão de cevada, por exemplo, podem ajudar a curar a anemia quando ela é causada pela deficiência de ferro no sangue.
Porém, os alimentos ricos em ferro são importantes em todas as fases da vida e devem ser consumidos com frequência, especialmente, em gestantes, bebês e idosos, pois estes grupos possuem uma necessidade maior de ferro no organismo.
Tabela de alimentos ricos em ferro
Segue uma tabela com os alimentos ricos em ferro separados por fonte animal e vegetal:
Alimento ricos em ferro de fonte animal Ferro por 100 g Energia em 100 g
Carré 3 mg 260 calorias
Vitela 3,6 mg 230 calorias
Cordeiro 2,2 mg 163 calorias
Fígado de vitela 10,6 mg 127 calorias
Farinha de peixe 41 mg 336 calorias
Mexilhão cozido 6 mg 78 calorias
Gema do ovo de galinha 5,87 mg 363 calorias
Alimentos ricos em ferro de fonte vegetal Ferro por 100 g Energia em 100 g
Pão de cevada 6,5 mg 302 calorias
Pão de soja 2,3 mg 283 calorias
Salsa 3,1 mg 43 calorias
Grão-de-bico cozido 1,4 mg 121 calorias
Ervilha cozida 1,9 mg 63 calorias
Lentilha cozida 2,44 mg 108 calorias
Agrião 2,6 mg 23 calorias
Beterraba crua 2,5 mg 49 calorias
Feijão branco miúdo 11,9 mg 360 calorias
Feijão-preto costa rica 8,6 mg 343 calorias
Os alimentos de fonte animal apresentam uma absorção de ferro entre 20 a 30% do total do mineral ingerido, enquanto que os alimentos de origem vegetal ricos em ferro permitem uma absorção em torno de 5% do total de ferro que possuem em sua composição.
Alimentos ricos em ferro para anemia
Os alimentos ricos em ferro para anemia incluem:
-
Alimentos ricos em ferro de origem animal, como as carnes vermelhas, o ovo ou a farinha de peixe, pois o ferro destes alimentos é absorvido com facilidade;
-
Alimentos ricos em ferro de origem vegetal como o feijão, as ervilhas ou a salsa. Estes alimentos devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C como laranja, morango ou pimentão, para melhorar a absorção de ferro. Por exemplo, comer arroz com feijão preto e laranja de sobremesa;
Além dos alimentos ricos em ferro para anemia, é também importante seguir outras dicas de alimentação como:
-
Evitar comer alimentos ricos em cálcio com as principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo porque o cálcio é um inibidor natural da absorção do ferro;
-
Evitar comer alimentos integrais ao almoço e jantar, pois os fitatos presentes nos cereais e fibras dos alimentos integrais, diminuem a eficiência da absorção do ferro presente nos alimentos;
-
Evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro;
-
Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo.
Misturar frutas e legumes nos sucos também pode ser uma excelente forma de enriquecer a dieta em ferro. Duas ótimas receitas ricas em ferro são o suco de abacaxi batido no liquidificador com salsinha fresca e o bife de fígado acebolado.
Veja mais dicas em 3 dicas para curar a anemia ou assista ao vídeo:
Necessidade diária de ferro
A necessidade diária de ferro, como se pode verificar na tabela, varia consoante a idade e gênero, pois as mulheres têm uma maior necessidade de ferro que os homens, especialmente durante a gravidez.
Faixa etária Necessidade diária de Ferro
Bebês: 7-12 meses11 mg
Crianças: 1-3 anos 7 mg
Crianças: 4-8 anos 10 mg
Meninos e Meninas: 9-13 anos 8 mg
Meninos: 14-18 anos 11 mg
Meninas: 14-18 anos 15 mg
Homens: >19 anos 8 mg
Mulheres: 19-50 anos 18 mg
Mulheres: > 50 anos 8 mg
Grávidas 27 mg
Nutrizes: < 18 anos 10 mg
Nutrizes: > 19 anos 9 mg
As necessidades diárias de ferro aumentam na gravidez porque aumenta a quantidade de sangue no organismo e, por isso, é necessário ferro para produzir mais células do sangue, assim como o ferro é necessário para o desenvolvimento do bebê e da placenta. Atingir as necessidades de ferro na gestação é muito importante, mas pode ser necessário suplementação de ferro na gravidez, que deve ser sempre aconselhada pelo médico.



Alimentos ricos em ferro de fonte animal Alimentos ricos em ferro de fonte vegetal
HOME BELEZA SAÚDE FITNESS NUTRIÇÃO CONTATO
Alguns direitos reservados. A reprodução das informações desse site é permitida somente sob certas condições.
As informações contidas neste site são para simples referência. Lembre-se, nada substitui a palavra do seu médico.
Contato | Privacidade | Mapa do Site | Topo da Página
Nós do site CORPOPERFEITO, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!




