Corpo Perfeito

MUSCULAÇÃO OU EXERCÍCIOS AERÓBICOS, QUAL EMAGRECE MAIS?

Quando o assunto é perda de peso, os exercícios aeróbicos são os que mais atraem adeptos. Esteira, bicicleta ergométrica, hidroginástica e caminhada são alguns exemplos de exercícios aeróbicos que as pessoas fazem para emagrecer. Mas você já ouviu falar que a musculação emagrece mais que esses exercícios?
É verdade que os exercícios aeróbicos queimam mais calorias que a musculação, no entanto, um corpo com a musculatura mais desenvolvida queima muitas calorias o dia inteiro, e não apenas no momento em que está realizando algum tipo de exercício.
Mas por que a musculação emagrece?
A musculação emagrece porque os músculos precisam de uma grande quantidade de energia para realizar as atividades do dia a dia, portanto, quanto mais desenvolvidos os músculos, mais calorias serão queimadas para fornecer a energia que eles precisam.
Quando você faz exercícios aeróbicos, seu corpo queima uma grande quantidade de calorias, no entanto, quando você para de se exercitar, seu metabolismo desacelera, e a queima de calorias cai. Além disso, as atividades aeróbicas não são boas para promover ganho de massa muscular.
Com a musculação é diferente.
Quando você faz musculação, o seu metabolismo fica mais acelerado, e o gasto calórico se mantém após o encerramento do exercício.
Para você ter uma ideia, após uma atividade aeróbica seu corpo continua queimando calorias por até uma hora. Nesse intervalo você perde de 10 a 15 calorias graças ao exercício.
Porém, após um bom treino de musculação seu metabolismo fica 12% mais acelerado, e 15 horas após o treino a taxa de aceleração do metabolismo permanece 7% mais alta. Isso proporciona a queima de muitas calorias. É por isso que a musculação emagrece mais que os exercícios aeróbicos.
Mas muita gente diz que a musculação prejudica o emagrecimento
Muitas pessoas, e até mesmo profissionais de saúde, dizem que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois o praticante muitas vezes não vê o emagrecimento na balança.
O que a musculação faz é diminuir a porcentagem de gordura e aumentar a massa magra, e isso não quer dizer perder peso. Mas o que você prefere, perder peso e ficar com um corpo flácido e enfraquecido, ou emagrecer fortalecendo os músculos, de maneira a ficar com um corpo mais bonito, atraente e saudável?
Cada caso é um caso, por isso você precisa saber muito bem o que deseja.
E o exercícios aeróbicos, é melhor parar de praticá-los?
A musculação emagrece mais que os exercícios aeróbicos, mas ela não faz milagres. É por isso que é importante você incluir também os exercícios aeróbicos na sua rotina, afinal, eles são grandes queimadores de gordura.
A combinação perfeita para acelerar o processo de emagrecimento é praticar exercícios de 3 a 4 vezes na semana (musculação e aeróbicos), e manter sempre uma dieta balanceada e saudável.
Dicas para fazer musculação com segurança
A musculação emagrece e proporciona vários outros benefícios para a saúde, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados com esse tipo de atividade física.
-
A musculação exige esforço, no entanto, você não deve exagerar. Respeite os limites do seu corpo, assim você emagrece sem prejudicar a saúde.
-
Não faça musculação por conta própria, siga sempre as orientações de um profissional competente e experiente.
-
Quando for começar a fazer musculação, explique para o professor quais são os seus objetivos (ganhar massa muscular, emagrecer, ficar mais saudável).
-
Antes de ir para a academia fazer musculação, é importante passar por uma avaliação médica.
Quando se fala em emagrecer, a maioria das pessoas ficam confusas sobre o assunto e não sabem muito bem por onde começar, que tipo de modalidade escolher e qual seria a melhor ou a mais eficiente.
Primeiramente antes de falar sobre cada uma delas, é preciso entender como funciona o processo de emagrecimento. Para que haja emagrecimento é necessário que gastemos mais calorias do que ingerimos, dessa forma temos um balanço calórico negativo, Por isso é indispensável junto com atividade física levar uma alimentação saudável e regrada, pois não adiantaria em nada se matar treinando e depois acabar repondo tudo que gastou se alimentando de maneira inadequada.
Mas afinal qual modalidade é melhor para emagrecer musculação ou aeróbico?
Conheça a seguir um pouco de cada uma delas:
Aeróbico
É um treino de resistência onde usa-se oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Há vários tipos de exercícios aeróbicos, como bicicleta, corrida, escada, transport, step, entre outros, mas em geral, exercício aeróbico é aquele feito em nível de intensidade moderadamente alto por longo período de tempo.
Eles são uma excelente escolha para quem deseja perder peso, pois a gordura é a principal fonte de energia usada pelo corpo durante o exercício aeróbico. Logo no início da atividade, a principal fonte de energia é o glicogênio muscular. Porém, com o passar
dos minutos, a gordura se torna a fonte predominante, a fonte principal usada pelo nosso corpo. Por isso, recomenda-se que o tempo de duração do exercício aeróbico ultrapasse os 20 minutos. Quanto mais tempo a gordura for consumida, mais resultado haverá no emagrecimento.
Além disso, há uma lista considerável de outros benefícios que o exercício aeróbico pode proporcionar, alguns deles são:
-
Ajuda no controle do peso. Combinado com dietas você perde peso mais rápido e se mantêm assim enquanto se exercitar
-
Melhora a circulação sanguinea
-
Melhora o sistema imunológico
-
Ajuda a prevenir doenças como hipertensão, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e obesidade.
-
Melhora seu humor: diminui os sintomas da depressão e as tensões associadas à ansiedade.
-
Fortalece a musculatura do coração, aumentando a capacidade cardiorrespiratória.
-
Melhora o nível do bom colesterol, o HDL.
-
Aumenta a resistência à fadiga, melhorando o fôlego e dando mais disposição para as tarefas do dia a dia.
Mas antes de sair por aí correndo, consulte um médico. E comece devagar, pois como diz o ditado popular, é assim que se vai mais longe.
Musculação
A musculação é um tipo de treinamento resistido, com variáveis de cargas, amplitude e intensidade. É uma das melhores modalidades em todos os aspectos, desde prevenção de doenças, ganho de massa muscular, tratamento de enfermidades, correção de desvios posturais e, claro, redução da gordura corporal. É isto mesmo a musculação pode ser extremamente eficiente para produzir alterações positivas no seu percentual de gordura.
A musculação tem a vantagem que os exercícios aeróbios não tem, que é gastar calorias mesmo em repouso. Ela além de gastar algumas calorias durante o treino, o organismo tem um gasto ainda maior no descanso. Ocorre que todo o “dano” causado ao músculo durante o treino, é reparado no intervalo de recuperação entre os treinos. Esta reparação tecidual do músculo requer uma grande demanda energética para ocorrer, justificando o alto gasto calórico provocado pela musculação.
Outra vantagem da musculação é que ao aumentar a massa muscular, você estará aumentando também seu metabolismo basal. O músculo é um tecido ativo, ou seja, ele gasta calorias apenas para se manter vivo e realizar suas funções, portanto, quanto mais massa muscular você tiver, mais acelerado será seu metabolismo e mais calorias você gastará durante todo o dia.
Mais um aspecto positivo da prática do treinamento com pesos é a melhoria da estética em geral. De que adianta estar magra, mas “mole”. A musculação garante a rigidez muscular, melhorando a aparência, dando firmeza, contornos e modelando o corpo pelo ganho de massa muscular. Além disso, pode ajudar a evitar a perda de massa muscular, que começa a aumentar depois de uma certa idade e com isso evita outros problemas como o enfraquecimentos dos ossos devido a diminuição de massa óssea.
Combine a as duas modalidades!
Cada uma dessas modalidades tem seus benefícios quando falamos em emagrecimento.
A diferença básica entre o gasto calórico da musculação e do aeróbico é o momento em que ocorrem. Com o aeróbico, gastamos mais calorias durante o exercício o que pode se maior quando comparadas de um treino de musculação. A musculação, embora gaste menos durante o treino, ela tem a vantagem de continuará queimando durante o repouso, além de aumentar a massa muscular, o que por si só aumenta o gasto calórico.
Na verdade, para emagrecer de maneira saudável, o ideal é pensar em mudar a composição corporal, aumentando a massa muscular, reduzindo a gordura e não apenas perder peso aquele que é medido na balança. Tome de referência o espelho e as roupas, muito mais do que a balança propriamente dita, pois seu peso pode até não mudar muito, mas seu corpo sim!
A musculação é um forte complemento dos treinos aeróbios, para quem quer reduzir a massa gorda e tonificar os músculos e vice e versa.
Para isso procure associar os dois tipos de exercícios, conseguindo assim aumentar o gasto calórico total, emagrecendo de maneira mais eficiente, saudável e sem abrir mão de ficar com tonificado.
Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácido e fraco? Ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?
HOME BELEZA SAÚDE FITNESS NUTRIÇÃO CONTATO
Alguns direitos reservados. A reprodução das informações desse site é permitida somente sob certas condições.
As informações contidas neste site são para simples referência. Lembre-se, nada substitui a palavra do seu médico.
Contato | Privacidade | Mapa do Site | Topo da Página
Nós do site CORPOPERFEITO, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!




