top of page
DOENÇAS GERADAS PELA ÁGUA.
DOENÇAS GERADAS PELA ÁGUA.

Doenças geradas pela água são um grande desafio para a população mundial, particularmente em paises sub-desenvolvidos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF estimam que elas sejam responsáveis por 80% de todas as enfermidades e um terço de todas as mortes em paises em desenvolvimento.  Em um relatório distinto, a OMS estima que 88% de todas as enfermidades geradas na água se dão por conta de  higiene e saneamento básico precários, combinado com fornecimento de água não-potável. 

A água é, no entanto, um aspecto fundamental para a vida humana, ela compõe até 70% do nosso corpo. Uma pessoa comum precisa ingerir de seis a oito copos de água todos os dias.

Tudo o que você precisa saber sobre germes e a quebra da cadeia de infecção:

Temos um guia útil para ajudar na manutenção da sua saúde através de uma higiene melhor.

Germes e bactérias nocivos podem se alojar em locais inesperados e nós podemos até, sem intenção, contribuir para a sua propagação, então aprenda o básico sobre germes e como prevenir doenças através da quebra da cadeia de infecção.

Causas:

Enfermidades geradas na água são causadas por dois fatores principais:

 

  • Lixo químico e poluição industrial. Ex. níveis perigosos de produtos químicos, nitratos ou metais pesados no fornecimento de água por conta de poluição industrial ou pelo uso exacerbado de agrotóxicos.
 
  • Riscos microcópicos que podem contaminar a água de maneira invisível com bactérias, vírus e organismos parasitas que podem causar doenças. Muito da contaminação se dá pelo contato entre a água e animais ou resíduos humanos. Um grama de fezes pode conter até 100 bilhões de micróbios.
 

Enfermidades geradas na água são muitas e variadas, de diarreia a colera a polio e meningite. Elas podem ser incrivelmente severas, causar danos irreversíveis e até ameaçar a vida daqueles que são infectados, mas há precauções que você pode tomar para se proteger de doenças e enfermidades geradas na água. 

 

  • Diarreia & Gastroenterite
  • Dores abdominais & cólica
  • Febre Tifóide
  • Desinteria
  • Cólera
  • Meningite
  • Verme de Guiné
  • Hepatite 
  • Polio

 

Dicas de Prevenção

 

  • Certifique-se de que a água esteja visivelmente limpa e livre de qualquer indício de limo ou areia. A água pode ser filtrada para remover qualquer contaminador visível.  

  • Sempre beba água limpa e potável. Use  água potável ou que tenha sido purificada usando tabletes ou líquidos purificadores para exterminar qualquer microorganismo nocivo presente. Não beba água não-tratada.

  • Certifique-se de que toda a água armazenada seja de uma qualidade  microbiologica aceitável para uso subsequente

  • Se água for armazenada para banho, adicione um pouco de desinfetante específico para água  com o propósito da fazer com que a água do banho mate as bactérias nocivas 

  • Pratique uma excelente higiene das mãos, lavando-as cuidadosamente com sabão após o uso do banheiro, antes de preparar comida e antes de comer

  • Assegure que toda a comida seja lavada, limpa e cozida cuidadosamente para matar as bactérias nocivas e outros germes nocivos que possam estar presente

  • Torne-se imune para se proteger de doenças evitáveis com vacinação.

 

Mitos

 

Enfermidades geradas pela água só ocorrem em paises em desenvolvimento?

 

Enfermidades geradas pela água podem ocorrer em qualquer país, no entanto, elas são mais comuns nos paises sub-desenvolvidos, geralmente pela falta do fornecimento de água limpa, drenagem e saneamento.

 

Enfermidades geradas pela água só afetam comunidades vulneráveis?

 

Isso é um mito, as enfermidades geradas pela água podem afetar qualquer um, porém, dependendo da enfermidade causada, ela pode ter um impacto muito mais severo em crianças pequenas, bebês, nos idosos e naqueles vivendo em condições críticas.

 

 

Como lavar as mãos:

 

Ótimas técnicas para a lavagem das mãos de toda a família

 

Qual foi a última vez que você pensou sobre o modo que lava as mãos? Você têm feito isso a vida toda, mas será que está fazendo da maneira certa? 

Você sabia que para lavar suas mãos de forma eficaz, você precisa de 40 segundos a um minuto aproximadamente, para que elas estejam de fato limpas?          

A boa higiene das mãos podem reduzir significantemente a propagação de bactérias nocivas e outros germes que podem levar a diarréia, vômito e outras infecções. Siga esses 8 passos para uma lavagem de mãos perfeita: 

 

Técnicas para uma boa lavagem das mãos

 

  1. Molhe as mãos com água corrente morna

  2. Esfregue suas mãos juntas (distante da água)

  3. Despeje uma pequena quantidade de sabão

  4. Esfregue seus dedos, polegares e entre eles

  5. Esfregue suas unhas na palma das suas mãos

  6. Esfregue a parte de trás de cada mão

  7. Enxague com água corrente limpa

  8. Seque com uma toalha limpa ou uma toalha de papel

 

Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo é fácil esquecer de lavar as mãos. Por isso, tente fazer disso uma rotina até que se torne um hábito. Deixe um bilhete para você mesmo, desenhe na sua mão, programe um lembrete no seu telefone ou anote essa lista até memorizar. 

 

Os germes estão por  toda parte, mas não se desespere, a maioria deles são inofensivos. Alguns até nos fazem bem, como as bactérias em nosso intestino que ajudam na digestão. A coisa importante é proteger as nossas famílias dos germes que podem causar doenças bacterianas e outras infecções.

 

Como os germes se propagam?

Bactérias e vírus nocivos podem ser transportados para dentro de casa por pessoas e animais de estimação, ou em comida e água contaminadas.

Como eles se propagam é parcialmente nossa responsabilidade. A limpeza de superfícies contaminadas sem a higiene adequada (tal qual com um pano que não esteja devidamente limpo) pode espalhar esses germes para outras áreas. Sem perceber, nós também podemos contrair germes em nossas mãos ao longo de nossos dias. Eles podem estar em qualquer coisa que tocamos até a próxima vez que lavamos as mãos.

Da mesma maneira, se uma pessoa sofre de uma doença como a gripe, minúsculas gotículas de umidade de sua boca podem preencher o ar com germes quando ela tosse, espirra ou até respira. Isso pode contaminar qualquer superfície que ela toque ou infectar outras pessoas através da sua inspiração. 

Isso é o que chamamos de cadeia de infecção - bactérias nocivas e outros germes sendo acidentalmente passados de uma pessoa para a outra e causando a infecção. Ainda bem que a cadeia pode ser quebrada.

 

Quebrando a cadeia de infecção

A melhor maneira de parar a propagação de germes é através da boa higiene. Aqui estão algumas maneiras de ajudar:

 

  • Lave as suas mãos regularmente - especialmente antes de comer, antes e depois de preparar comida, e após tosses, espirros, após o uso do banheiro ou a troca de uma fralda.

  • Cubra o seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue todos os lenços no lixo imediatamente e lave as mãos.

  • Manuseie e prepare comida de maneira segura. Limpe as suas mãos e as superfícies regularmente, separe alimentos crus e cozidos, cozinhe calmamente o alimento e resfrie comidas frescas e prontas para desacelerar o crescimento de bactérias.

  • Vacinação (ou imunização) é uma ótima maneira de se proteger de infecções sérias. Assegure-se de que a sua família esteja com a sua carteira de vacinação atualizada.

  • Limpe e desinfete superfícies regularmente - especialmente superfícies que tenham contato com comida e superfícies tocadas regularmente, como torneiras, maçanetas e as teclas dos telefones ou de computadores.

 

Limpar ou desinfetar: Qual é a diferença?

Limpar significa remover a sujeira e alguns germes, geralmente com um detergente e um enxágue cuidadoso com água quente. Para muitos itens pequenos (tal qual talheres e cerâmica), isso é o suficiente para tornar o seu uso seguro. 

Desinfetar significa eliminar a maioria dos germes presente. Isso é importante para superfícies maiores e fixas em que um enxágue cuidadoso não é possível (tal qual mesas de trabalho, vasos sanitários, pias e telefones). A desinfecção regular das superfícies de sua casa é uma das melhores maneiras para prevenir a propagação de germes e bactérias nocivos.

 

Lembre-se que mesmo em uma casa limpa, bactérias nocivas podem achar uma maneira de adentrar. Explore o nosso site para mais informação sobre enfermidades comuns e o nosso conselho caso você ou um de seus entes queridos fique doente.

 

Higiene das mãos fora de casa 

Claro que não é sempre que você consegue encontrar água e sabão quando está na rua. Mas isso não pode ser uma desculpa para uma higiene ruim. Você pode utilizar antissépticos a base de álcool como o Gel Antisséptico para as Mãos Dettol* que mata 99.9% dos germes.

 

Aplique uma quantidade do tamanho aproximado a uma colher de chá na palma da sua mão e massageie com as duas mãos até que tenha espalhado completamente.

 

A maioria dos germes do mundo são inofensivos aos humanos. Alguns tipos de bactérias até nos fazem bem, como aquelas em nosso intestino que nos ajudam com a digestão da comida. No entanto, vale a pena saber sobre germes e como eles podem se propagar em sua casa - especialmente por que alguns simples passos de higiene podem mantê-los sob controle.

 

O que são germes?

Germes (ou patógenos, como eles são chamados as vezes) são organismos microscópicos que podem causar doenças e infecções se eles entrarem em nossos corpos.

 

O tipos mais comuns são:

 

  • Bactérias (ex. Salmonella que pode causar infecção alimentar)

  • Vírus (ex. Rhinovirus que causa o resfriado comum)

  • Fungo (ex. Trichophyton que pode causar a frieira)

  • Parasitas (ex. Giaridia Intestinalis que pode causar a diarréia )

 

Como os germes se propagam?

As bactérias e os fungos podem se desenvolver em qualquer ambiente quente e úmido da sua casa, mas vírus são diferentes. Aproximadamente com um centésimo do tamanho de uma bactéria, os vírus precisam estar dentro de um hospedeiro para se reproduzir. É através desse processo que eles podem causar doenças.

 

Os germes podem se propagar pela casa através das mãos das pessoas, normalmente através do toque com pessoas ou superfícies infectadas. Os germes também podem se deslocar através do ar em pequenas partículas de poeira ou em gotículas de água expelidas de nossas bocas e narizes quando tossimos, espirramos ou falamos. 

Fontes comuns de germes em casa são:

 

  • Água e comida contaminada 

  • Superfícies tocadas com frequência, como: maçanetas, torneiras, controles remoto e telefones

  • Áreas de limpeza e descarte de resíduos como latas de lixo, pias e vasos sanitários

  • Lixo domiciliar como comida usada ou estragada, lenços e fraldas usados

  • Itens de limpeza como flanelas, esponjas e escovas de dente sujas 

  • Animais de estimação e outros animais, como roedores e moscas

  • Outras pessoas

 

Como os germes entram no corpo?

Há muitas maneiras dos germes entrarem em nossos corpos.

 

  • Eles podem ser ingeridos em comidas contaminadas.

  • Germes no ar podem ser inalados através de nossas narinas e boca, se alojando nos pulmões.

  • Germes em nossas peles podem entrar através de cortes e feridas não tratadas.

  • Eles podem ser introduzidos em nossa corrente sanguínea através de injeções, cirurgia ou picadas de insetos ou mordidas de animais.

  • Finalmente, alguns germes específicos em nossos fluídos corporais podem ser transmitidos para outras pessoas através do contato corporal.

 

Você sabia...

Nas condições corretas, bactérias como Escherichia coli (e-coli) pode se dividir a cada 20 minutos, de maneira que em apenas 8 horas uma única bactéria pode gerar a aproximadamente 17M bactérias.

No entanto, não está tudo perdido, já que Dettol oferece uma gama de produtos que matam germes para lhe proteger e a sua família de doenças.

 

 

HOME       BELEZA        SAÚDE        FITNESS        NUTRIÇÃO        CONTATO

 

 

Alguns direitos reservados. A reprodução das informações desse site é permitida somente sob certas condições.

As informações contidas neste site são para simples referência. Lembre-se, nada substitui a palavra do seu médico.

 

Contato | Privacidade | Mapa do Site | Topo da Página

 
Nós do site CORPOPERFEITO, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!
bottom of page