top of page
COMO BLINDAR SEU CORAÇÃO
blindar o coração
Acompanhamos o maior congresso de cardiologia da América Latina, realizado há pouco em São Paulo, e selecionamos 15 novidades debatidas por lá que podem (ou poderão) tem impacto na sua vida.
 
  • Baixe a pressão pulando na piscina: exercícios como caminhada e alongamento dentro da água aquecida ajudam a controlar a hipertensão. Acredita-se que o ambiente aquecido potencialize o relaxamento das artérias.

  • Não basta cortar o LDL: além do LDL, é fundamental baixar os níveis de triglicérides. É preciso considerar e eliminar outros fatores, como a gordura abdominal, já que ela libera substâncias inflamatórias que danificam os vasos e favorecem a resistência à insulina e o diabete, duas situações propícias a panes cardíacas.

  • Examinando pequenos corações: o ecocardiograma fetal deve ser incluído no rol dos procedimentos da gestante. Por meio desse US, dá para diagnosticar defeitos anatômicos no coração e nas artérias a partir do quarto mês de gestação. Grávidas hipertensas e com histórico de doença cardíaca na família, por exemplo, não podem deixar de fazer. Detectar as alterações permite que procedimentos sejam executados nas primeiras horas de vida da criança.

  • O colégio tem de ajudar: os estudiosos creem que a grande ingestão de carne vermelha explique em parte os achados. Sob orientação, as merendeiras já incluem mais hortaliças no cardápio e maneiram no sal.

  • Teste ergométrico em discussão: o teste ergométrico continua sendo uma boa pedida se a meta é apurar arritmias e picos de pressão durante a prática de atividade física.

  • Testosterona: meu bem, meu mal: a reposição desse hormônio ganhou audiência pelo seu pretenso efeito de melhorar o vigor e a vida sexual. Só que especialistas flagraram uma associação entre o uso e o risco cardiovascular – isso fica evidente quando o assunto envolve anabolizantes. Hoje há diferentes drogas sintetizadas a partir do plasma humano que ajudam a regular a produção em pacientes com deficiência.

Nozes, avelãs, amêndoas e as brasileiríssimas castanhas de caju e do Pará fazem parte de um grupo conhecido pelos especialistas como oleaginosas. O nome entrega as generosas porções de óleos guardadas nessas delícias. Elas concentram tanto as gorduras monoinsaturadas, quanto as poli-insaturadas, ambas famosas por atuarem no equilíbrio das taxas de colesterol e consideradas verdadeiras protetoras do coração. Não bastasse, trazem ainda outros ingredientes benéficos, caso da vitamina E e do selênio, dois potentes antioxidantes, que dão um chega-pra-lá nos radicais livres e, assim, resguardam o estado das artérias.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Confira, a seguir, três receitas nutritivas e saborosas que contêm as tais oleaginosas.

Bom apetite!

 

1. Salada marroquina

 

Rende 6 porções

Ingredientes
6 laranjas
1/2 xícara de nozes moídas
1/2 xícara de amêndoas torradas, descascadas e moídas
1 alface-americana picada
6 rabanetes cortados em tiras bem finas
2 colheres de chá de canela
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
2 colheres de Sopa de vinagre
1/2 xícara de chá preto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modo de preparo


Descasque as laranjas, retirando inclusive a parte branca. Corte-as em gomos. Espalhe a alface picada sobre uma travessa, cobrindo-a com as laranjas. Polvilhe com as nozes e as amêndoas misturadas. Numa xícara, misture o vinagre, a canela, o chá, o sal e a pimenta-do-reino. Salpique a salada com metade desse molho. Então, espalhe as fatias de rabanete, derramando o restante do molho por cima.

 

2. Pão de Quinua com Castanha

 

Rende 4 unidades

Ingredientes
· Massa
250 g de farinha de trigo
100 g de farinha integral
80 g de flocos de milho
40 g de quinua real em grãos
20 g de açúcar
10 g de sal
300 ml de água
40 g de margarina light
40 g de fermento biológico fresco
100 g de castanha-do-pará laminada

· Cobertura
Castanha-do-pará laminada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modo de Preparo
Misture os ingredientes secos, adicione 100 ml de água e depois a margarina. Bata a massa e adicione o restante da água aos poucos. Quando formar uma mistura bem homogênea, coloque o fermento e continue batendo. Retire da batedeira depois que a massa estiver macia e lisa. Junte a castanha e divida em 4 partes com 200 gramas cada uma. Boleie as partes e deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa em uma mesa untada com óleo e enrole como um rocambole. Passe um pincel úmido e coloque a castanha por cima. Deixe descansar até dobrar de volume e leve para assar em forno prequecido a 180 °C por cerca de 40 minutos.

 

3. Shiitake com creme de castanha de caju e cenoura

 

Rende 10 porções

Ingredientes
2 xícaras de castanha de caju
2 cenouras picadas grosseiramente
1 xícara de óleo de linhaça (ou de girassol, de gergelim ou de castanha-do-pará)
1 xícara de água mineral
1/2 pimenta dedo-de-moça
2 dentes de alho (ou um talo de alho-poró)
10 shiitakes orgânicos sem o cabinho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modo de preparo
No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o shiitake, até obter um creme. Sirva por cima do cogumelo inteiro, como se ele fosse uma torrada.

castanhas
salada marroquina
 Pão de Quinua com Castanha
Shiitake com creme de castanha de caju e cenoura
  • Um novo jeito de medir a pressão: imagine uma espécie de caneta que, encostada nas artérias do pescoço, capta os impulsos que vêm do coração e os envia para análise em um computador. Essa é a medida da pressão central, método que ganha espaço entre os médicos que lidam com hipertensão. Uma das suas vantagens é aferir vasos mais próximos de órgãos como coração e cérebro, o que permite precisar melhor a pressão à qual eles estão submetidos.

  • Os minerais de que os vãos gostam: célebres antioxidantes, o zinco e o selênio são festejados pela atuação em prol das artérias. O zinco que aparece em peixes e frutos do mar, colabora na reparação das paredes das artérias, impedindo a formação da placa que boicota a passagem do sangue. Já o selênio, do gérmen de trigo e da castanha-do-pará (uma por dia é suficiente), minimiza a ação de radicais livres e a agregação de plaquetas no interior dos vasos.

 

 

HOME       BELEZA        SAÚDE        FITNESS        NUTRIÇÃO        CONTATO

 

 

Alguns direitos reservados. A reprodução das informações desse site é permitida somente sob certas condições.

As informações contidas neste site são para simples referência. Lembre-se, nada substitui a palavra do seu médico.

 

Contato | Privacidade | Mapa do Site | Topo da Página

 
Nós do site CORPOPERFEITO, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!
bottom of page