top of page
ALIMENTOS QUE VOCÊ NUNCA DEVERIA DAR AO SEU FILHO
ALIMENTOS QUE VOCÊ NUNCA DEVERIA DAR AO SEU FILHO
11 alimentos que você nunca deveria dar para seus filhos
Qualquer pai sabe que a alimentação dos filhos pode ser uma enorme dor de cabeça. Independente de estar preparando um almoço antes do treino de futebol, um lanche para o meio do dia ou apenas tentando fazer seu filho comer determinado alimento, é sempre mais fácil não insistir em uma alimentação saudável, em vez de fornecer alimentos nutritivos.

 
É claro que o fato das crianças de hoje praticamente só gostarem de doces, refrigerante e nuggets, não ajuda muito. Ninguém consegue manter uma dieta perfeita para os filhos, muito menos privá-los de algumas guloseimas ocasionais.
 
Mas existem alguns alimentos e bebidas que você nunca deveria dar para seus filhos. Estes, deveriam estar fora de cogitação o tempo todo. Alguns itens desta lista podem surpreender você.
Suco de maçã

“Todos estes sucos de caixinha que os pais gostam de dar aos filhos, são praticamente só açúcar”, diz Wesley Delbridge, RD, um especialista em nutrição infantil que trabalha na Academy of Nutrition and Dietetics. “Eles bebem, ganham uma energia temporária por causa do açúcar e depois desabam”.

Ele diz que todos os tipos de sucos de fruta são problemáticos, mas que está especialmente preocupado com o suco de maçã, pois é este que as crianças e jovens parecem gostar mais. Os pais pensam que ele é mais saudável que os sucos de laranja, uvas ou cereja, mas eles estão errados. Mesmo produtos que contém 100% de suco de maçã têm 160 calorias por xícara, e essas calorias são basicamente frutose, diz Delbridge. Além disso, este suco não contém as fibras encontradas na casca da fruta. Pais, não fiquem animados com o fato de determinado suco ser enriquecido com vitamina C e minerais, pois as crianças não são especialmente necessitadas destes nutrientes.
 
Mel

Nunca dê mel a seu filho até que ele complete dois anos de idade, diz Delbridge. O mel pode conter uma bactéria toxica que causa o botulismo, uma doença potencialmente fatal. “Esta bactéria não faz mal à maioria dos adultos, mas o sistema imunológico das crianças ainda não é desenvolvido o suficiente para combatê-la”, ele explica. Esta bactéria pode estar presente em qualquer tipo de mel (mel puro, produtos derivados do mel, processados ou não). Portanto, evite oferecer este alimento ao seu filho a qualquer custo.

Refrigerante

Não há muito mais o que falar sobre este assunto, visto que várias pesquisas ligam o refrigerante à obesidade, diabetes tipo 2 e comportamentos agressivos. Além disso, algumas pesquisas mostram que a maioria das crianças americanas ainda exagera no consumo da bebida. 60 ml de refrigerante podem ter mais de 60 gramas de açúcar, o que dá cerca de quatro vezes a quantidade que uma criança deveria ingerir em um dia. Aqueles que são adoçados com xarope de milho podem conter um valor ainda mais alto. “As crianças não têm muito espaço em suas dietas para bebidas que fornecem uma tonelada de calorias vazias e nenhum nutriente” diz Joan Salge Blake, RD, professor de Ciências da saúde da Boston University.

Macarrão instantâneo

Além de ser altamente processado e desprovido de nutrientes, o macarrão instantâneo é cheio de sódio e conservantes, que pode condicionar o paladar dos seus filhos a preferir alimentos salgados e artificiais, diz Delbridge. Além disso, como este alimento tem uma enorme lista de ingredientes não alimentares, você nunca sabe o que está colocando em casa.

O outro problema do macarrão instantâneo é que quando você tira um pacote do carrinho e cozinha a refeição em minutos, seus filhos perdem a noção de onde vem a comida deles. Como o macarrão com molho é simples de fazer, é muito melhor comprar macarrão integral, queijo fresco e outros ingredientes para cozinhar a receita em casa. “Quando as crianças percebem que a comida não surge magicamente de uma caixa, eles aprendem a prestar mais atenção no que estão comendo”, diz Delbridge.


Balas de Gelatina

Estes alimentos não são nada, além de açúcar. Pense neles como um doce, não como um lanche que substitui uma refeição, diz Delbridge. Muitos deles são aparentemente “feitos com frutas de verdade” ou “feitos com suco de frutas”, mas estas declarações se resumem a nada mais do que uma enorme adição de açúcar. Se estiver procurando por um lanche mais fácil que tem valor nutricional, aposte nos pedaços de frutas secas.

Atum enlatado

Peixe pode ser uma excelente fonte de proteínas magras, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, então é ótimo ensinar seus filhos a tomarem gosto por este alimento desde cedo. Mas os tipos de peixe que você pode apreciar com moderação, por conta do alto teor de mercúrio (peixe-espada, cavala, atum enlatado e outros), você não deve dar aos seus filhos. “Peixes são ricos em mercúrio, que pode afetar o sistema nervoso de crianças e jovens”, diz Salge Blake.

Barras de cereais

“Muitos pais oferecem barras de cereais como lanche, pensando que se trata de um alimento saudável”, diz Delbridge. Mas a maioria dessas barrinhas oferecem poucas proteínas, poucas fibras e muito açúcar, para uma única porção, o que é o mesmo que dar doces para as crianças.

Não é preciso descartar completamente as barras de cereais. Em vez disso, procure as informações nutricionais de cada marca e escolha aquelas que contenham nozes de verdade, frutas, grãos integrais e não tenham xarope de milho ou níveis muito altos de frutose ou açúcar. “Em geral, quanto menos ingredientes o produto tiver, melhor”, explica Delbridge. Você também pode preparar barrinhas de cereais em casa. Recomenda-se o uso de cereais, frutas secas, nozes, um pouco de mel (caso seu filho tenha mais do que dois anos de idade), uma pitada de açúcar mascavo e canela.


Bebidas esportivas

Segundo Delbridge, não há nenhum bom motivo para dar um Gatorade para o seu filho. O único momento no qual alguém precisa de uma bebida esportiva é após um treino intenso, de mais de uma hora de duração, que traga consigo a necessidade do consumo de várias calorias rápidas e eletrólitos, para ajudar na recuperação. É bem possível que este não seja o caso do seu filho. Mesmo que ele volte cansado do futebol, água é mais do que suficiente. Se ele suou muito ou brincou por muito tempo sem parar, laranjas ou outras frutas são uma maneira muito melhor de substituir as vitaminas e minerais que foram perdidos.

Alimentos congelados para fritura

Nuggets de frango, file de peixe congelado e mussarela, têm muita gordura saturada, sódio e conservantes, além de serem feitos com produtos de má qualidade. Embora algumas marcas estejam usando apenas peito de frango nos nuggets, por exemplo, Delbridge explica que o modo de preparo destes alimentos faz com que seus níveis de gordura sejam altos demais para crianças. Se for muito, mas muito de vez em quando, você até pode oferecer estes alimentos, mas é preciso procurar marcas que usem farinha de rosca natural e alimentos que não tenham sido pré-fritos. Dá para saber pelos níveis de gordura saturada do produto.

Molhos

A menos que você esteja usando um molho para convencer seus filhos a comerem mais vegetais, não os traga para casa. Isso inclui o catchup. “Não há necessidade de usar molho em alimentos que já têm um gosto bom, como empanados, hambúrgueres e outros” diz Delbridge. “Condimentos podem adicionar centenas de calorias e gordura extra a uma refeição”. Se seus filhos já estão acostumados com catchup e molho de churrasco, comece a medir as porções, em vez de deixa-los comer à vontade. Se eles gostam de molho ranch, tente trocar por iogurte Grego temperado.

Leite não pasteurizado

Ainda que você acredite que este tipo de leite é melhor do que o pasteurizado, já que as enzimas digestivas e outros nutrientes do leite ficam intactos, saiba que este produto pode oferecer um risco real para seus filhos. Segundo Salge Blake, “leite não pasteurizado tem uma chance maior de causar doenças transmitidas por alimentos”. “Este é mais um caso no qual se deve levar em conta o sistema imunológico da criança, que ainda não é bem desenvolvido”.

 

 

HOME       BELEZA        SAÚDE        FITNESS        NUTRIÇÃO        CONTATO

 

 

Alguns direitos reservados. A reprodução das informações desse site é permitida somente sob certas condições.

As informações contidas neste site são para simples referência. Lembre-se, nada substitui a palavra do seu médico.

 

Contato | Privacidade | Mapa do Site | Topo da Página

 
Nós do site CORPOPERFEITO, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!
bottom of page