Corpo Perfeito
CUIDADO COM A MEDIDA DA CINTURA

Entenda por que a barriga avantajada é um perigo para a saúde do coração.
A Pesquisa Sinta Seu Coração, realizada pelas revistas SAÚDE e CLAUDIA, com 5 318 mulheres mostra que, entre aquelas que estão com o peso adequado, 52% não têm nenhuma ideia da medida da cintura. O estudo também sinaliza que a ala feminina desconhece o elo entre o excesso de gordura abdominal e o aparecimento de doenças cardiovasculares.
O índice de massa corporal (IMC) mede o seu peso em relação à sua altura, e está relacionado de perto às medidas de gordura corporal. Você pode calcular o Índice de Massa Corporal pela fórmula: IMC = peso / (altura)2.
Profissionais da saúde usam o índice de massa corporal e as medidas da circunferência da cintura para estimar os ricos de uma pessoa desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Esse artigo mostra como medir seu índice de massa corporal e circunferência da cintura, e o que essas medidas significam para sua saúde.
Muito além de ser um simples problema estético ou um mero depósito de energia, a pança serve de gatilho para uma série de distúrbios. “Há desde alterações nas taxas de colesterol e de glicose até o aumento da pressão arterial”, afirma o cardiologista Otávio Gebara, diretor de cardiologia do Hospital Santa Paula, na capital paulista. É que o tecido gorduroso entremeado nas vísceras colabora para a produção de substâncias inflamatórias que fazem mal aos vasos sanguíneos e pode levar à aterosclerose, o processo de formação das placas nas artérias.
Embora a obesidade e o sedentarismo sejam os principais acusados de financiar uma pança avantajada, a escassez de certos hormônios femininos também está por trás. “Por essa razão, a mulher que já passou pela menopausa deve conversar com seu médico sobre reposição hormonal e redobrar os cuidados com a saúde do coração”, avisa Gebara. Entre as estratégias protetoras, vale manter o peso adequado, caprichar na atividade física e incrementar a dieta com alimentos de baixo índice glicêmico, como os grãos integrais. “Eles têm absorção mais lenta, o que não causa grandes impactos nos níveis de glicemia no sangue”, explica. Outra sugestão é economizar nos itens com carboidrato simples, caso da farinha refinada. Isso porque o exagero patrocina o ganho de peso e ainda eleva os teores de açúcar na circulação, o que pode levar a lesões nas artérias.
Uma vez que o índice de massa corporal não mostra a diferença entre gordura e músculos, nem sempre é acurado ao predizer quando o peso pode resultar em problemas de saúde.
Por exemplo, alguém com muitos músculos (como um body builder) pode ter um índice de massa corporal na faixa não-sadio, mas mesmo assim ser saudável e ter pouco risco de desenvolver diabetes ou ter ataque cardíaco.
O índice de massa corporal também pode não ser preciso ao refletir a obesidade em indivíduos que são muito baixos (menos de 1,50 metros) e em pessoas mais velhas, as quais tende a perder massa muscular com a idade. Mas, para a maioria das pessoas, o índice de massa corporal é um método confiável para dizer se o seu peso está colocando sua saúde sob risco.
Circunferência da Cintura
Excesso de peso, mensurado pelo índice de massa corporal, não é o único risco para a sua saúde. A localização da gordura em seu corpo também é. Se você carrega gordura principalmente na região abdominal ao redor da cintura estará mais propenso a desenvolver problemas de saúde do que se a maior parte da gordura estivesse nas coxas e quadris. Isso vale mesmo se o seu índice de massa corporal estiver na faixa considerada normal. Mulheres com uma medida da cintura de mais de 88 centímetros, ou homens com a medida da cintura de mais de 100 centímetros, podem ter maior risco de sofrer enfermidades do que aqueles com menor medida de cintura devido a onde a gordura está localizada.
Para medir sua circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do seu abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa mas não a ponto de comprimir sua pele, e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça sua cintura.
Como o sobrepeso ou a obesidade afetam minha saúde?
O peso extra pode colocá-lo sob alto risco dos seguintes problemas de saúde:
-
Diabetes tipo 2 (alta taxa de açúcar no sangue)
-
Pressão sanguínea alta
-
Doenças cardíacas e ataque cardíaco
-
Alguns tipos de câncer
-
Apnéia do sono (quando a respiração para por curtos períodos durante o sono)
-
Osteoartrite (desgaste das articulações)
-
Enfermidade na vesícula biliar.
-
Enfermidade no fígado.
-
Períodos menstruais irregulares.
O que devo fazer se o meu índice de massa corporal ou medida da cintura são muito altos?
Caso seu índice de massa corporal esteja entre 25 e 30 e você está ainda assim saudável, tente evitar ganhar mais peso e procure maneiras saudáveis de perder peso e aumentar a atividade física.
Converse com seu médico sobre perda de peso se:
- Seu índice de massa corporal é de 30 ou mais, ou
- Seu índice de massa corporal está entre 25 e 30 e você tem:
-
-
- Dois ou mais problemas de saúde listados anteriormente, ou
-
- Um histórico familiar de doenças cardíacas ou diabetes.
-
- Dois ou mais problemas de saúde listados anteriormente, ou
-
- Um histórico familiar de doenças cardíacas ou diabetes, ou
-
-
- Sua medida da cintura está acima de 88 centímetros (mulheres) ou 100 centímetros (homens) mesmo que seu índice de massa corporal seja menor que 25 - e você tem:
Profissionais da saúde usam o índice de massa corporal e as medidas da circunferência da cintura para estimar os ricos de uma pessoa desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Esse artigo mostra como medir seu índice de massa corporal e circunferência da cintura, e o que essas medidas significam para sua saúde.
É preciso ficar sempre de olho na cintura. Veja os valores ideais para a circunferência abdominal: Na mulherada, a medida não deve ultrapassar 88 centímetros. “Há estudiosos que preferem o limite de 80”, ressalta Gebara. Já para os homens, o ideal é medir até 102 centímetros ou, para os mais criteriosos, 94.




